1     Guia simples para carregamento de VE

A simple guide to EV charging

 

Se voc conversar com motoristas que no sejam de veculos eltricos, muitos diro que a maior coisa que impede a adoo de veculos eltricos a falta de estaes de carregamento de veculos eltricos. Com a infra-estruturar atual, voc nem sempre pode conectar quando e onde quiser. O medo de no poder cobrar pode impedir as pessoas - e as organizaes - de comprar veculos eltricos para dirigir diariamente.

Variveis nos preos, taxas de estacionamento separadas e horrios limitados de acesso podem complicar ainda mais o carregamento do VE. No entanto, dirigir um carro eltrico no precisa ser difcil ou caro. 

2     Viso geral do guia

Neste guia sobre carregamento de veculos eltricos, abordaremos o bsico: desde as diferentes coisas necessrias para habilitar o carregamento em casa ou no eletro posto, at a manuteno da carga do veculo enquanto estiver em trnsito. Tambm veremos quanto tempo demora o carregamento do VE e quanto custa.

Voc pode tirar o mximo proveito da conduo eltrica quando tiver:

         Ficha para carregamento em casa ou no local de trabalho

         Conta pblica de cobrana de EV

         Boa compreenso do uso do veculo

         Ideia clara do custo e tempo necessrios para cobrar

Os VEs fazem mais sentido quando os custos de combustvel (ou seja, cobrana) permanecem baixos e o acesso conveniente.

Termos de carregamento de EV

Antes de entrarmos em detalhes sobre diferentes aspectos da cobrana, vamos definir alguns dos principais termos:

Carregador de bordo

O dispositivo de carregamento real para o carregamento de nvel 1 e 2 instalado de fbrica e chamado de "carregador de bordo". Ele converte a energia CA da parede em energia CC que carrega a bateria no veculo. A velocidade de carregamento pode variar, mas os carregadores de bordo mais comuns so 6,6 kW em veculos eltricos a bateria (BEVs) e 3,3kW em veculos eltricos hbridos plugveis ​​(PHEVs). O DC Fast Charging usa seu prprio carregador externo.

EVSE

Significa "equipamento de servio para veculo eltrico". o intermedirio entre uma fonte de energia e a porta de carregamento do veculo e geralmente montado em uma parede ou em um pedestal. Seu papel simplesmente retransmitir a energia CA para o veculo com segurana.

Carregamento de nvel 1

A forma mais lenta de cobrana. Quase todos os carros eltricos vm com um cabo que se conecta ao carregador de bordo do veculo e a uma tomada domstica padro (120v). Essa configurao fornece entre 3 e 8 kms por hora. Embora isso no parea impressionante, ele pode funcionar para veculos que viajam a menos de 64 km por dia e tm a noite toda para carregar.

Carregamento de nvel 2

Fornece energia de 200-240v, por meio de um EVSE que possui um plugue que se conecta ao seu carro ou por uma tomada de 240v (semelhante usada pelo forno ou secador) que requer um cabo / adaptador. Os carregadores de nvel 2 podem ter at 80 lmpadas, e os motoristas podem adicionar 16 a 104 kms de alcance em uma hora de carregamento.

Carregamento rpido DC

Nesse caso, o carregador uma mquina do tamanho de uma bomba de gs. No existe um padro nico para carregamento rpido - a Tesla possui a rede Supercharger; Nissan Leaf, Kia e Mitsubishi agitam-se mais rapidamente com o CHAdeMO, e Chevy Bolt, BMW, Volkswagen, entre outros, usam o SAE Combo (sistema de carregamento combinado ou CCS). Todos os carregadores rpidos acima fornecem cerca de 80% de carga em 30 minutos, e opes de carregamento mais rpidas so lanadas no mercado todos os anos

https://www.geotab.com/blog/wp-content/uploads/2019/08/know-your-charging-station-infographic-v1B.png

Fabricante do produto EVSE

Uma empresa que fabrica hardware de estao de carregamento. Observe que isso no significa necessariamente que eles tambm fornecem uma rede (veja abaixo).

Fornecedor de Servios para Veculos Eltricos (EVSP)

Um EVSP fornece a conectividade atravs de uma rede de estaes de carregamento. Conectando-se a um servidor central, eles gerenciam o software, o banco de dados e as interfaces de comunicao que permitem a operao da estao.

3     Quanto custa carregar um carro eltrico?

A maioria dos veculos eltricos carregada principalmente em casa ou em um estacionamento de frota durante a noite, onde a instalao de um sistema de nvel 2 freqentemente recomendada. Esses sistemas custam aproximadamente US $ 500 a 600 dlares dos fabricantes.

Alm do EVSE, tem os custos de instalao, que podem comear em torno de US$ 300 para uma garagem residencial ou US$ 1000 ou mais para uma aplicao comercial, dependendo da configurao e do eletricista que fornece o servio. Por exemplo, escavar valas no meio de um estacionamento aberto custar mais do que instalar uma estao montada na parede perto da sala eltrica. Quando estiver pronto para cobrar, os preos da eletricidade em sua rea determinam o que voc paga pela energia.

Nota: Dependendo da sua regio, pode haver incentivos federais e estaduais / provinciais para carregadores comerciais e domsticos.

Enchendo seu EV:

Supondo que voc pague perto da mdia nacional de US $ 1,00 por quilowatt-hora (kWh), adicionar 120 kms a um Nissan Leaf custaria menos de US $ 25,00. Dito de outra forma, a EPA estima que este veculo custa R$ $ 8,30 para dirigir 40 kms.

O Tesla Model S, que tem um alcance superior a 400 kms em vrios modelos, custaria mais perto de R$ 41,00 por um alcance de 200 kms e R$ 83,00 por uma bateria cheia do zero. Em comparao com o custo mdio de combustvel de R$ 4,90 por litro e a custo mdio de combustvel de 10 km por litro, levaria cerca de R$$ 196,00 para obter o mesmo alcance (400 km) em um carro a gasolina.

Se voc estiver carregando um PHEV de menor alcance, o custo da estao de carregamento ser insignificante. Voc pode renunciar ao carregador de nvel 2 e conect-lo a uma tomada padro em casa ou no quintal de casa. Em modelos como o Ford Fusion Energi (9 horas), voc pode conectar-se durante a noite e encontrar-se com 30 km de alcance pela manh.

4           Quanto custa carregar um carro eltrico em uma estao pblica?

Quando voc dirige seu VE para o estado selvagem e procura uma taxa, a situao fica um pouco mais complicada, pois as estaes pblicas podem ou no exigir associao, cobrar uma taxa ou ter restries de acesso. Os proprietrios de carros eltricos geralmente mantm vrias contas de provedores de estaes de carregamento para cobrir vrias necessidades ao viajar, embora muitos provedores de rede de cobradores agora ofeream roaming, onde voc pode usar uma conta para acessar vrias redes. Aplicativos de cobrana pblica, como o PlugShare ou o ChargeHub, ajudaro voc a navegar pelas estaes disponveis.

Geralmente, as taxas para as estaes de nvel 2 so definidas pelo host da estao e, no curso de suas viagens, voc pode ver preos fixados em R$ 4 por hora at R$ 20 por hora, ou estaes gratuitas. Esses preos no incluem taxas de estacionamento regulares, dependendo da localizao.

Motoristas de veculos eltricos que esperam economizar tempo com o carregamento rpido de DC geralmente pagam mais pela convenincia. Um fornecedor popular desse departamento o EVgo, que possui planos de pagamento conforme o uso, mais R$ 1,08 por minuto para sesses de carregamento rpido (US $ 6,00 por hora para carregamento no nvel 2). Outros planos incluem uma assinatura mensal de menos de R$ 40 por ms (aplicada como crdito de cobrana) para desbloquear taxas de cobrana rpida com desconto de R$ 1,00 por minuto.

Nota: Os novos compradores de veculos eltricos podem aproveitar os pacotes de cobrana gratuita de alguns fabricantes para receber at dois anos de cobrana gratuita. 

5     Se prepare para o carregamento de VE

A introduo de carros plug-in pode parecer intimidadora, especialmente quando h muitos fatores envolvidos no carregamento do veculo.

Aqui esto algumas maneiras de evitar erros comuns:

Conhea os incentivos antes de comprar - Esta dica se aplica a incentivos de compra e cobrana de incentivos. Conhecer o seu preo final (ps-incentivo) facilitar sua deciso. Considere a reduo nos custos de combustvel e manuteno, bem como projete o custo de propriedade nos prximos anos.

Prepare-se para carregar onde o veculo est estacionado com mais freqncia - normalmente durante a noite em casa ou no ptio da frota.

Verifique se o seu sistema eltrico est pronto - A amperagem importante ao instalar uma estao de carregamento; portanto, a rea em que voc planeja instalar a estao pode lidar com a amperagem apropriada, 32 amperes que requerem um disjuntor de 40 A so comuns. Verifique com eletricistas em sua rea para descobrir quanto custar a instalao.

Encontre estaes prximas ao trabalho e outras paradas regulares - saber que voc tem opes de cobrana prximas ao seu trabalho, principais clientes ou outra parada regular facilitar o carregamento da energia enquanto voc segue sua rotina.

Observe carregadores rpidos e convenientes - Ter um carregador rpido perto de sua casa ser til quando voc precisar de uma bateria cheia sob demanda. Antes de se inscrever no pacote de um provedor de carregamento, tenha uma idia de onde voc pode ligar rapidamente.

Investigue a economia para os horrios fora de pico - Os custos de eletricidade de pico podem chegar a at trs vezes o custo durante os perodos fora de pico. Descubra se o seu provedor de servios pblicos oferece algum programa para motoristas EV encontrar as taxas mais baixas.

6     O que carregamento inteligente?

Para gerenciar as necessidades adicionais de energia do carregamento de veculos eltricos, sem depender de fontes de energia caras e sujas durante a demanda de pico, muitas empresas de servios pblicos iniciaram os preos de tempo de uso (TOU) para clientes corporativos e residenciais. A idia cobrar taxas mais altas por perodos de pico, incentivando os clientes a mudar as necessidades de energia de alta demanda para fora do horrio de pico.

Em reas de alta adoo de VE, algumas empresas de servios pblicos deram um passo adiante e oferecem um incentivo para a mudana controlada do cliente da cobrana de VE. Esse mtodo altera confiavelmente a carga de carga fora do pico, permitindo que os motoristas faam parte da soluo. Usando esse mtodo, os motoristas de VE podem escolher quando e onde desejam cobrar, enquanto aproveitam as recompensas e descontos dos servios pblicos.

Os operadores das instalaes tambm podem tirar proveito da tecnologia de carregamento inteligente que permite o uso de energia varivel, dependendo da hora do dia ou de quantos veculos esto consumindo energia ao mesmo tempo. 

7     Energia solar e carregamento de VE

Como at as redes de energia mais verdes dos EUA usam energia de combustveis fsseis, os motoristas de veculos eltricos que procuram uma verdadeira conduo com zero carbono procuraram a resposta nas instalaes de painis solares em casa. Onde houver luz solar suficiente, os proprietrios de carros eltricos podero obter uma quantidade significativa de carga do sol.

Para incentivar esse tipo de conduo com emisses zero, a Ford e a SunPower oferecem incentivos para compradores hbridos de plug-in da Ford que optam por instalaes de painis solares. Da mesma forma, a Tesla oferece sua soluo de bateria Powerwall para consumidores de energia solar que desejam armazenar energia para usar posteriormente em um EV ou outro aplicativo em sua casa.

8     O futuro do carregamento de VE

medida que os EVs de 200 milhas mais acessveis chegam ao mercado, seu alcance com uma nica carga ser suficiente para a maioria das necessidades dirias e at semanais. No entanto, provvel que o foco mude muito para o carregamento rpido de corrente contnua, principalmente para aqueles que no tm acesso ao carregamento em casa.

medida que o carregamento rpido se torna mais rpido (vrios fabricantes esto comeando a lanar o carregamento "ultra" rpido), carregar um carro eltrico pode parecer mais um combustvel para um carro a gasolina, mas nada supera a convenincia de carregar em casa - ou no estacionamento da frota. O carregamento sem fio tambm est chegando ao mercado, o que poderia ser outro fator de virada, principalmente para um futuro repleto de veculos eltricos autnomos.